Tuesday 7 April 2009

Informações Necessárias para viver na NET

Informações Necessárias para viver na NET!:

Baud - Quantidade de informações que são transferidas entre dois computadores interligados.
Network - Rede de computadores interligados para trocar informações.
Worm - É o tipo de programa mais inteligente já criado. Ele tem o poder de se espalhar por toda uma network. Esses programas podem infectar toda uma rede de computadores e fazer um bom estrago.
Defaults - Diz-se que é a configuração normalmente utilizada por um equipamento ou programa (padrão).
SysOP - Operador de Sistema. Aquele que tem acesso a configuração ao sistema em que trabalha, tem o poder de conectar e desconectar um usuário.
Shell - Permite ao usuário (mais facilmente) exercer controle sobre o sistema.
Bios - É a memória básica da maquina. Contem instruções primarias para o funcionamento correto da maquina. É na BIOS que fica armazenada a informação de que em seu PC existe um teclado, por exemplo.
Bug - Erro em algum programa ou arquivo.
Virus - Todo mundo sabe que é um vírus.
Cavalo de Troia - É uma espécie de vírus (você programa para fazer o que quiser). Muito mais potente que um vírus comum que tem como única função destruir computadores.
OS/2 - E' o sistema operacional feito pela IBM. Assim com o Unix ele também e' um sistema multiusuario e multitarefa.
TCP/IP - Protocolo atualmente usado para conexões na Internet. Em breve haverá um super tutorial sobre este protocolo nesta Home-Page.
Telnet - Permite a um usuário, através de comandos Unix acessar outras maquinas remotamente, podendo até mesmo obter domínio sobre esta maquina.
Roteador - Consiste no modulo responsável pelo controle do trafego de pacotes da rede do Provedor de Acesso a Internet.
Endereco IP - É o endereço que uma maquina possui ao se conectar na Internet. A cada vez que você se conecta, você obtém um novo endereço IP.
backbone - Estrutura de nível mais alto em uma rede composta por várias sub-redes.
domain - Domínio. Nome à direita do símbolo @ num endereço eletrônico. Por exemplo: o domínio do meu provedor é hotmail.com
firewall - Parede de Fogo. Medida de segurança que pode ser implementada para limitar o acesso de terceiros a um determinada rede ligada à Internet. Os mecanismos de implementação são variados, percorrendo variados tipos de contrôle por software ou hardware. Num caso limite, a única coisa que uma firewall poderia deixar passar de um lado (rede local) para o outro (resto da Internet) era o correio eletrônico (podendo mesmo filtrar correio de/para determinado sítio). Um sistema de segurança de rede, cujo principal objetivo é filtrar o acesso a uma rede.
hacker - Habitualmente (e erradamente) confundido com "cracker", um hacker é, pela última definição dada, um "Problem Solver" - aquele que resolve problemas.
host - Computador ligado à Internet. Também chamado de servidor ou nó, por vezes.
LAN - Local Área Network. Rede Local.
Linux - Um sistema operacional muito bom para se usar na Internet. Assim como o Unix ele é multiusuario e funciona a base de comandos escritos.
NFS - O Network File System é um protocolo de compartilhamento de arquivos remotos criado pela Sun. Faz parte da família de protocolos TCP/IP.
NIS+ - Versão atualizada do NIS. Acrônimo para Network Information System (NIS), é um sistema distribuído de bases de dados que troca cópias de arquivos de configuração unindo a conveniência da replicação à facilidade de gerência centralizada. Servidores NIS gerenciam as cópias de arquivos de bases de dados, e clientes NIS requerem informação dos servidores ao invés de usar suas cópias locais destes arquivos.
PGP - Programa que tem a função de encriptar e-mail, tornado-as assim super-seguras.
Criptografia - Torna algum programa ou mensagem secreta, ou seja, só poderá ler aquela mensagem ou executar aquele programa a pessoa que tiver a chave criptográfica (que serve como uma senha) para desencripta-los.
Spam - Denomina-se Spam mensagens na solicitadas e que são enviadas por empresas (ou mesmo por pessoas, perturbando assim a paciência do destinatário. - Navegador da Internet, assim como Netscape ou Internet Explorer.
JAVA - Linguagem de programação, assim como C++, Cobol, Pascal, Basic, etc.
JavaScript - Pequenos scripts que não tem nada a ver com JAVA,
escritos para sofisticar paginas Web,
ђλ¢Қ_λŧŧλ¢Ҝ™

No comments:

Post a Comment